Projeto  Alimentação  Saudável  nas  Escolas  do  Concelho  de  Portalegre

Alimenta-te   bem   e   crescerás   saudável  !


Avaliação da Intervenção do Projeto

 O Projeto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre desenvolveu um estudo de investigação, com o qual pretendeu avaliar os hábitos alimentares e de atividade física das crianças e jovens (1º, 2º e 3º Ciclos) do Agrupamento de Escolas do José Régio, para se desenvolver o diagnóstico da situação e do Agrupamento de Escolas do Bonfim, para se fazer a avaliação da intervenção do Projeto.2012.2-estudo agrup. esc. jos rgio e cristvo falco 4

Do Agrupamento de Escolas José Régio entraram no estudo as seguintes escolas: 1º Ciclo - Atalaião (uma turma do 1º, 2º, 3º e 4º ano), Reguengo e Urra; 2ª Ciclo (duas turmas do 5º e 6º ano) e 3º Ciclo (uma turma do 7º, 8º e 9º ano). Do Agrupamento de Escolas do Bonfim entraram no estudo, as seguintes escolas: 1º Ciclo - Praceta (uma turma do 1º, 2º, 3º e 4º ano), Fortios e Monte Carvalho; 2ª Ciclo (duas turmas do 5º e 6º ano) e 3º Ciclo (uma turma do 7º, 8º e 9º ano). O estudo envolveu cerca de 600 crianças e jovens.

2012-estudo agrup. esc. jos rgio e cristvo falco 2As crianças e jovens deste estudo foram sujeitos a uma avaliação antropométrica (peso, estatura, TA, perímetro da cintura), a uma avaliação do nível da doença da boca, e inquiridos acerca da ingestão alimentar e dos hábitos de atividade física atuais.

 A aplicação do instrumento de recolha de dados realizou-se durante os meses de fevereiro e março de 2012 e o tratamento e análise dos resultados durante os meses de abril, maio e junho de 2012.


Resumo do estudo: Hábitos alimentares e de atividade física das crianças e jovens (1º, 2º e 3º Ciclos) do Agrupamento de Escolas do José Régio - diagnóstico da situação e do Agrupamento de Escolas do Bonfim - avaliação da intervenção do Projeto (ver)!

 

 

 

 

Patrocinadores